Decoração de casa: como definir seu estilo

cozinha de madeira cinza

Decoração de casa: como definir seu estilo

Seja para decorar um novo imóvel ou para repaginar o seu atual lar, é preciso que primeiramente você conheça os diversos estilos de decoração de casa. Dessa forma, você não vai apenas garantir ambientes harmoniosos, bonitos e funcionais. Absolutamente! Você também vai criar espaços que refletem sobretudo a sua personalidade. Confira a seguir.

O que levar em consideração na hora de escolher o estilo de decoração de casa?

Em primeiro lugar, é preciso ter um pouquinho de autoconhecimento. Afinal de contas, somente conhecendo seus gostos pessoais e o que te faz bem será possível ter uma decoração de casa que realmente combine com você.

Para facilitar a sua escolha, você pode responder perguntas do tipo:

  • Gosto de cores vibrantes ou tons mais suaves e neutros?
  • Madeira, ferro ou os dois?
  • O antigo me atrai ou prefiro o moderno?
  • Gosto de muitos objetos decorativos, como bibelôs e quadros nas paredes? 
  • Prefiro a simplicidade ou inovação?
  • Prefiro a beleza da natureza ou a vibração da cidade?

Nosso conselho é que você pegue um papel, uma caneta e tome nota das suas respostas. Até mesmo porque elas irão te ajudar a definir o seu estilo decorativo e facilitarão na hora de escolher das cores da parede aos móveis da casa.

4 estilos de decoração de casa para você escolher a que mais combina com você

Se você anotou as respostas, mas ainda sim está com dúvidas a respeito de que estilo decorativo adotar para o seu lar, continue acompanhando este artigo. A seguir você vai conhecer as 4 principais tendências de decoração de casa para escolher entre essas opções a que mais combina com a sua personalidade. Veja a seguir.

Clássico

O clássico é um estilo que foca na atemporalidade. Em outras palavras, isso significa dizer que seus móveis, cores e itens decorativos atravessam a barreira do tempo sem sair de moda. 

Móveis de madeira maciça, vidros, tapetes e espelho fazem parte deste estilo decorativo. Por causa do tamanho de suas peças, ele é recomendado para ambientes amplos e bem iluminados. 

decoração de casaVintage ou retrô

Já os estilos de decoração de casa denominados vintage e retrô utilizam peças que fazem menção a épocas passadas. Eles deixam a decoração bem parecida com a casa das nossas avós e de certa forma despertam o sentimento de nostalgia.

Móveis estilo provençal, eletrodomésticos coloridos, racks com pés palito, geladeiras vermelhas. Esses e outros itens vestem o lar conforme a década de 60, mas com muita elegância. 

Industrial

Enquanto isso, o estilo de decoração de casa industrial é ideal para quem curte uma pegada mais urbana, mas que ao mesmo tempo lembre as fábricas da década de 50.

O estilo mescla a elegância e a durabilidade da madeira maciça com metais como aço e ferro galvanizado. Além disso, explora tijolos aparentes, tubulações hidráulicas e elétricas expostas e pisos rústicos, como o cimento queimado, por exemplo. 

Rústico

E para finalizar, temos ainda o estilo rústico, inspirado na vida no campo. Ele tem como elemento principal a madeira, aplicada em cristaleiras, camas, mesas de jantar,  janelas e forros. Para não deixar os ambientes muito pesados, é possível mesclar a madeira com tecidos, vidros e flores.

E agora que você já conhece 4 estilos de decoração de casa, já pode escolher aquele que vai deixar o seu lar muito mais bonito. Acesse o site da Imagine Móveis e conheça todas as nossas soluções em madeira maciça para transformar os seus ambientes com muito bom gosto e personalidade. Confira!

 

Compartilhar este post

Deixe uma resposta